Como funciona a prova de Agente PF

Uma das dúvidas recorrentes entre os leitores do nosso blog é sobre o funcionamento da prova da Cespe/Unb, que está organizando o concurso de Agente da Polícia Federal 2014. Entender como a prova e as questões são cobradas é importantíssimo para você ter uma estratégia adequada no momento de realizar o concurso. Confira com atenção cada detalhe (que retiramos do edital do concurso):

Apostila Agente PF 2014

 

– A prova objetiva tem caráter eliminatório e classificatório, e valerá 120 pontos, sendo cada ponto equivalente aos 120 itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados;

– O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO;

– Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da folha de respostas;

– A prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 13,00 pontos e consistirá na elaboração de texto dissertativo com no máximo 30 linhas, com base em tema formulado pela Banca Examinadora;

– A nota final na primeira etapa do concurso público será a soma algébrica da nota final obtida na prova objetiva e da nota final obtida na prova discursiva;

– A nota em cada item da prova objetiva, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E);

– A nota na prova objetiva será igual à soma das notas obtidas em todos os itens que a compõem;

– Será reprovado na prova objetiva e eliminado do concurso público o candidato que obtiver nota inferior a 48,00 pontos na prova objetiva;

– Será corrigida a prova discursiva dos candidatos aprovados na prova objetiva e classificados até a 1350ª colocação para os candidatos de ampla concorrência, até a 90ª colocação para os candidatos com deficiência e até a 360ª colocação para os candidatos do sistema de cotas para negros, respeitados os empates na última posição.

Ou seja, meus amigos: como é costume nas provas da Cespe, uma questão errada elimina uma questão certa no momento da soma dos pontos, entenderam? Se você fez oitenta questões certas e quarenta erradas, sua pontuação será quarenta (80 – 40 = 40). Mas se você fez 80 questões certas e NÃO MARCAR as demais questões, sua pontoação será oitenta (80 – 00 = 80). Por isso, às vezes é melhor não marcar uma questão duvidosa.

Se você não sabia desses “pequenos detalhes”, fique atento. Desconsiderá-los pode fazer você ser reprovado mesmo tendo condições de aprovação.

Continue acompanhando nosso blog. Aqui você fica por dentro de todos os detalhes do concurso. Adquira logo sua apostila preparatória completa e atualizada participe do nosso Grupo de Estudo!

17 Comentários


  1. Boa tarde,

    tenho algumas duvidas:

    Qual a idade maxima para prestar concurso para agente da policia federal ?
    Curso em tecnologo em qualquer área é aceito pela PF ou dever ser 3º grau completo ?
    Qual a data do proximo concurso para a PF ?
    aguardo retorno.

    atenciosamente,

    Jackson Martins


  2. o curso para estado de são paulo tbm?


  3. Ola, boa noite. Eu tenho 15 anos, estou na sétima série. Mais quero Realizar um grande sonho meu, que e ser agente da policia federal, e é desde agora que ja estou estudando ou seja mim preparando. Então eu gostaria de saber se vocês poderia mim dá algumas dicas para mim continuar com esse sonho, e alcançar os meus objetivos,,, obrigada, e tenha uma ótima noite.p, na paz de Deus!!!


  4. Boa tarde.. Estou no 4 periodo de engenharia! E gostaria de saber se eu posso prestar o concurso da PF?


  5. Jackson Martins
    Qual a idade maxima para prestar concurso para agente da policia federal ?
    ATÉ 65 ANOS COMO QUALQUER CONCURSO PÚBLICO, ESSE NÃO É COMO OS MILITARES !
    Curso em tecnologo em qualquer área é aceito pela PF ou dever ser 3º grau completo ?
    DEVE TER CURSO DE GRADUAÇÃO, BACHARELADO, 3º GRAU TRADICIONAL
    Qual a data do proximo concurso para a PF ?
    VIDE EDITAL NO SITE DA CESPE !


  6. Valdirene Brandão 21/10/2014 | 11:12
    o curso para estado de são paulo tbm?
    SEGUNDO EDITAL SERÁ PARA AS REGIÕES DE FRONTEIRA


  7. Carolina 28/10/2014 | 11:43
    Boa tarde.. Estou no 4 periodo de engenharia! E gostaria de saber se eu posso prestar o concurso da PF?
    PARA PRESTAR O CONCURSO NÃO PRECISA SER GRADUADA, MAS NA DATA DE MATRÍCULA DO CURSO DE FORMAÇÃO DEVERÁ SER GRADUADA SIM !


  8. que idade vc pode pegar fazer concursoda policia federal de investigador


  9. Olá, Boa tarde

    Queria saber qual é a idade minima que pode entra para Policia Federal (como agente) ?

    Agradeço desde já.


  10. Oi boa tarde meu nome é marla souza,tenho 17 anos de idade naturalmente da Bahia estou cursando o segundo ano do emsino médio, tenho um sonho ou seja um único foco em ser agente da policia federal estou estudando é fazendo todo o possivél para alcancar o meu objetivo. Acredito no meu potencial é confio em Deus!… Obrigado!


  11. Boa tarde,eu gostaria de saber se minha formação no curso superior de Tecnologia Automobilística é aceito para realizar a prova de agente da PF?


  12. Olá , qual a idade minima para realização das provas ? Precisa ter algum curso técnico ou alguma Graduação especifica ? Ou basta somente realizar o concurso ?


  13. Gostaria De saber se com somente á conclusão do ensino médio pode fazer o concurso ?


  14. Onde são realizadas esses concursos ?


  15. Só o nivél médio não server, os candidatos tem que ter o curso superior…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *